quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nutrição funcional e a estética

Os alimentos funcionais além de nutrirem nosso organismo agem potencialmente prevenindo e até combatendo algumas doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras. Eles também colaboraram para resgatar o equilíbrio do organismo alcançando o perfeito e harmônico funcionamento de todas as suas funções. E, além de promoverem esses inúmeros benefícios à saúde, são essenciais à estética por colaborarem fundamentalmente retardando os danos do envelhecimento celular.

jun08_2Diversos estudos já demonstraram e comprovaram que maus hábitos alimentares com deficiências nutricionais e excessos de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio provocam olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e manchas, gorduras localizadas, além de outras queixas comuns femininas. Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fonte de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios com estes aspectos estéticos.

De forma geral, as proteínas, vitaminas e minerais têm como função a construção e manutenção de tecidos, órgãos e estruturas do corpo. Desta forma, são fundamentais na composição de uma alimentação saudável. Já os carboidratos e as gorduras são responsáveis pelo fornecimento de energia. Porém, o que merece cuidado é o tipo de carboidrato a ser consumido, sendo preferido o carboidrato de baixo e moderado índice glicêmico e a gordura “boa” – poli e monoinsaturada. O consumo de carboidratos simples, refinados de alto índice glicêmico e de gorduras saturadas e trans são uma das maiores causas do envelhecimento precoce que acabam por provocarem a oxidação das células através do aumento na produção dos chamados radicais livres que ocasionam a intoxicação no organismo. Além disso, quando os açúcares juntam-se com uma proteína, ocorre um processo chamado de glicação ou caramelização celular, o que prejudica a formação de colágeno (proteína que causa firmeza do tecido muscular), provocando a flacidez de tecidos.

Por isso mesmo teremos em nosso evento, palestras que abordarão tudo isso, para uma reciclagem importante dos profissionais do Piauí! CONFIRA OS NOSSOS CONVIDADOS E TEMAS DE PALESTRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário