segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fotoproteção no cotidiano



Dermatologia


Quem é a médica Flávia Torres?
Bem, falar de si é sempre difícil. Sou piauiense, nascida e criada em Teresina. Fiz minha graduação como médica em Recife, na Universidade de Pernambuco (UPE) e minha pós-graduação em Dermatologia também. Não gosto de ficar parada e na busca de novos horizontes. Estou fincando os pés no terreno da Medicina Estética, me especializando em São Paulo. Gosto de acrescentar, de fazer com que meu paciente saia satisfeito de meu consultório. Amo o que eu faço e todo o esforço pra chegar até aqui foi muito válido.

Chegando a temporada de julho. Qual dica podemos ofertar para as pessoas?

Julho para nós piauienses é mês de Sol. E com isso muitas pessoas vão veranear, se expondo mais ainda aos raios solares. Infelizmente, para muita gente o protetor solar ainda não é o produto imprescindível na mala e o resultado é muita queimadura, insolação e manchas na pele, mais percebidas quando o efeito bronzeado vai embora. Então a dica que fica é: não esqueça de levar um bom filtro solar, um lindo chapéu e um óculos escuro com proteção UV para arrasar na praia/piscina, além de evitar se expor entre as 10h e 16h.

É brega a mulher usar chapéu em Teresina?
Chapéu em Teresina, e em todo o Nordeste, deveria ser um acessório básico. Nós aqui temos Sol o ano todo e poderíamos sim unir o útil ao chic e introduzir essa moda. Afinal, ter estilo e uma pele linda, quem não quer?

E o que os homens devem fazer para a proteção solar?
Usar filtro solar já estaria de bom grado. Hoje em dia temos muitas opções cosméticas de produtos que se encaixam ao perfil masculino, sem deixar a pele brilhando ou mais oleosa ou mesmo com a aparência branca. Sugiro procurar um médico especializado para indicar um produto adequado ao seu perfil.

Aquele colarinho no pescoço da queimadura do sol. Como podemos retirá-lo ou amenizá-lo?
O ideal é procurar um médico para avaliar a intensidade da queimadura, pois dependendo do grau, antes de se pensar em retirar a mancha, deve-se usar medicamentos para acelerar a cicatrização e a reepitelização da pele lesada. Após isso, o uso de despigmentantes e a hidratação são fundamentais.


Como será sua palestra na Jornada Piauiense de Estética e Cosmetologia?
Falarei de Fotoproteção no Cotidiano, algo de que se tem falado cada vez mais na mídia e que deve fazer parte indiscutível da consulta de um médico dermatologista. Então levarei esclarecimentos no assunto, curiosidade e as novidades sobre o tema.

O que gostaria de ver concretizado no mercado de estética, dermatologia e cirurgia plástica?
A Estética é um mundo mágico e sedutor e é preciso ponderação e cautela para entrar nesse caminho, tanto o profissional como o cliente. Acredito que ela deva ser usufruída para nos trazer bem estar, melhorar nossa auto-estima e, consequentemente, nossa relação com o mundo. Os exageros são perigosos e muitas vezes desastrosos. Dessa forma, o trabalho em conjunto de médicos, fisioterapeutas e esteticistas deve buscar o equilíbrio entre um bom resultado e a satisfação do cliente que nos procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário