domingo, 29 de maio de 2011

Palestra do ginecologista Gisleno Feitosa


Genital & Genial: Noções de Higiene Íntima - abertura do Ciclo da Mulher do PI



A mulher moderna de alto ou de baixo nível sócio-econômico vem, continuamente, sofrendo modificações em seu estilo de vida no contexto atual da nossa sociedade. Em decorrência destas modificações passou a desempenhar, progressivamente, um papel fundamental na estrutura da família e também na composição do orçamento familiar. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada três lares brasileiros é sustentado, exclusivamente, por mulheres que desempenham em média, cerca de 10 a 12 horas diárias de trabalhos ininterruptos. Muitas vezes, elas desenvolvem atividades intensas, sem condições adequadas, usando vestuários desconfortáveis e com baixa qualidade de higiene pessoal. Alem disso, devem estar preparadas para todo tipo de situação social inesperada, incluindo, o sexo não programado.
Aquelas que enfrentam grande atividade social e profissional ficam apreensivas porque necessitam estar seguras e protegidas quanto à higienização da sua genitália, na certeza de que não passarão por situações desagradáveis.
A grande inquietação das mulheres, é que a falta de asseio da área genital possa promover o desenvolvimento de corrimentos, odores desagradáveis e infecções. Alerta para este fato, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) elaborou um guia de condutas com orientações embasadas em respaldo científico sobre higiene genital feminina para ser aplicado por seus associados ou outros médicos, no contato diário dos consultórios.
Nesta linha, resolvi promover uma exposição, valendo-me de recursos diversos da medicina, como poemas, pinturas, música, flores, ladeando preceitos ginecológicos fundamentais, às vezes, esquecidos ou desconhecidos.
O projeto intitulado “Genital & Genial” tem o propósito de ser inovador, social e ético. Inovador por valorizar a arte e o lúdico, utilizando-os como instrumentos de aproximação do público. Social por compartilhar informações de forma responsável, consciente e cidadã, auxiliando a comunidade e finalmente Ético por respeitar a vida humana e contribuir para que o outro possa ter uma vida saudável. Está baseado no ensinamento de Erasmo de Rotterdam, humanista e filósofo holandês, de que “é melhor prevenir do que remediar” e visa fazer com que a mulher passe a se conhecer melhor, sem omissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário