quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Foi-se a época em que, ao falar em graduação, resumíamo-nos a cursos tradicionais como medicina e direito. Novas formações inusitadas (e com nomes um tanto criativos) surgem para atender às novas necessidades de um mercado que requer profissionais cada vez mais especializados.

Cursos que nem mesmo exigem a obrigatoriedade do diploma tem angariado cada vez mais interessados buscando uma maior e melhor oportunidade de aprendizado para se destacar dentro de áreas que, antes, ninguém valorizaria ou cogitaria a existência. Os novos diplomas abrangem tanto áreas inusitadas, anteriormente inexistentes, como áreas que já existem a décadas, como a profissão de secretária que tem, no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), uma graduação específica, o Secretariado.

Optar por cursos tão especializados pode oferecer riscos. Áreas muito específicas podem já estar saturadas ou necessitarem de focos de especializações diferentes quando o aluno se formar, principalmente nas áreas de informática, que sempre se renovam. A acupuntura é um bom exemplo de área que surgiu desacreditada e hoje tem vários profissionais formados e competentes, já bem enquadrada e respeitada no mundo profissional.

O inusitado na área de saúde

Para quem quer cursos mais especializados mas tem medo de se aventurar por áreas muito “exóticas”, entre os cursos de Saúde há graduações como Quiropraxia, que envolve técnicas de massagem para ajuste de postura e chegou no Brasil como graduação em 2000, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo: "É uma profissão da área de saúde que funciona como alternativa para cirurgias ou medicamentos", explica o coordenador do curso Song Kim à FolhaOnline.

Também na área de saúde há, na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, o curso de Terapias Naturais, que inclui no fluxo matérias capazes de dar um verdadeiro nó na língua, como reiki, feng shui, do-in, shantala, shiatsu e outras um tanto surpreendentes como hipnose, cristais e cromoterapia.



A estética na faculdade

Os cuidados com a beleza e a atual preocupação exagerada com a estética gerariam e estimulariam, obviamente, áreas ligadas à indústria da moda e da beleza. Sempre em ascensão, a estética não deixaria de invadir as universidades criando cursos como o de Visagismo e terapia capilar (do francês “visage”, que significa “rosto”), da PUC – SP, que ensina os cuidados com a haste capilar e o couro cabeludo, se preocupando com a imagem pessoal do cliente ou o curso de Estética e Cosmética do IESB, em Brasília.

Estética e podologia em Teresina

Agora há rumores que o Senac Teresina está buscando trazer os cursos técnicos de estética e podologia ainda para este ano de 2011. Tanto estética como podologia, são temas da moda no momento! Embora existam profissionais em número já bem grande em Teresina, formados em outros centros, aqui no Piauí ainda não existem associações nem sindicatos que tratem destas categorias. Taí uma ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário