domingo, 3 de julho de 2011

Mídia e Look Hair Piauí

•“A propaganda é a alma do negócio”. •“Quem não se comunica, se trumbica”.

As frases acima – a primeira, um velho ditado, e a segunda, criada pelo grande Chacrinha –  traduzem com perfeição a importância da divulgação para o sucesso de quem fabrica, vende um produto ou oferece um serviço. Para isso, as empresas, sejam da Indústria ou do Comércio, contam com o trabalho das agências de propaganda, responsáveis pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias para colocar seus clientes e respectivos produtos e serviços em evidência nos meios de comunicação. Aqui, como clientes, podemos incluir a classe política, os setores cultural e artístico, área esportiva etc. Afinal, vivemos num grande mercado publicitário. Quem não aparece, desaparece!  
Dentro desse contexto de comunicação surgiram as assessorias de imprensa. Assim como as agências de propaganda, as assessorias de imprensa também fazem a comunicação institucional, promocional ou publicitária de um produto, de uma empresa ou de qualquer pessoa que precisa aparecer e estar em evidência na mídia, como políticos, profissionais liberais e artistas.
Existe, porém, uma diferença básica: a assessoria de imprensa trabalha com material redacional, normalmente press-releases. Ao contrário de um anúncio veiculado numa revista ou jornal, a matéria publicada via assessoria de imprensa não é paga. Quando isso acontece, diz-se que a assessoria de imprensa conseguiu uma “mídia espontânea”. Nem sempre, é claro, o texto enviado aos meios de comunicação é utilizado. Como reza a cartilha dos editores, a publicação vai depender da importância do assunto e do possível interesse que possa causar aos leitores.
Dessa forma, quando uma empresa contrata um assessor de imprensa ou mesmo uma empresa de Assessoria de Imprensa, não quer dizer que dispensará sua agência de propaganda. A assessoria de imprensa complementará o trabalho da agência, conseguindo espaço nos meios de comunicação não para anunciar (trabalho da agência), mas para noticiar os assuntos de interesse da empresa, conseguindo espaço “espontâneo” na mídia.
O assessor de imprensa é o responsável da empresa pelo trabalho de relacionamento com os meios de comunicação. É ele que vai redigir e divulgar os releases com notícias sobre a empresa, filtrar e agendar os pedidos de entrevista – individual ou coletiva. Além disso, redigirá discursos, comunicados oficiais e também atuará como “porta-voz” da empresa, representando a Direção da mesma junto à Imprensa.
Muitos jornalistas que trabalharam como assessores de imprensa em grandes empresas montaram seu próprio negócio.
É o caso do nosso parceiro Fábio Teles, responsável pela mídia do evento Look Hair Piauí. Informação: fabioteles@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário